Metodologia de Ensino
Embasada pelos principais estudiosos da educação, tais como: Piaget, Wallon, Vygotsky, Dewey, Montessori, Freinet… Definimos a nossa metodologia como sócio interacionista. A partir dela, estimulamos as crianças a aprenderem na inter-relação consigo mesmas, com os colegas e professores; e com o todo o meio que a circunda.
A criança é um sujeito ativo do seu processo de aprendizagem e deve ser sempre estimulada a ir além, sem jamais firmar-se naquilo que já consegue fazer sozinha. O papel do educador é favorecer um ambiente criativo, estimulante e ser o mediador do processo de ensino aprendizagem.
O espaço precisa ser dinâmico, com vários estímulos sensoriais, mas sem nenhum tipo de poluição visual ou sonora.
Respeitando a necessidade das crianças em manipular diversos recursos e movimentar-se, os tempos escolares são pensados milimetricamente para garantir uma aprendizagem que seja significativa e explore todos os espaços disponíveis na escola. Desta forma, a criança circula dentro dos diversos ambientes da escola como se estivesse na sua própria casa, com autonomia e segurança.
Berçário e Creche
O cuidar e o educar na pré escola, são ações indissociáveis, e na creche, estas duas ações estão tão interligadas que será impossível perceber o processo educacional desvinculando estes dois processos.
Assim, o ato de cuidar passa a ter um enfoque educativo, de forma que cada ação do professor passa a ser conversada com a criança.
O desenvolvimento da oralidade, da socialização e da autonomia é o que vai direcionar a intencionalidade do processo educacional.
Nesta idade, “o objetivo é ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar.” (BNCC).
A criança é sujeito ativo e constrói sua identidade pessoal e coletiva nas interações que estabelece com as outras crianças, com os adultos que a rodeiam e com os ambientes e estímulos, aos quais tem acesso. Desta maneira, possibilitar que a criança em idade de creche, frequente a escola é para elas enriquecedor, pois terá acesso a diversos estímulos que apenas o ambiente familiar não lhes possibilita, ampliando assim suas experiências e, consequentemente, aprendizagens.
Nesta idade são exploradas atividades lúdicas que favorecem o desenvolvimento da autoconfiança da criança, ajudando-a a sentir-se segura para andar, comer, desfraldar-se, interagir com pessoas, animais e diversos ambientes, atingindo assim a maturidade adequada à cada fase de desenvolvimento. Confiando sempre mais nas suas capacidades, ampliando assim, sua autoconfiança.
O desenvolvimento da oralidade e a capacidade de usar a fala para expressar seus desejos, necessidades, intenções passa a ser cada vez mais eficaz e a criança, aos poucos, vai substituindo as práticas de chorar, balbuciar, apontar.
Ensino Infantil
Nesta fase da vida, a criança possui um vocabulário mais rico, e o desafio passa a ser como usar este vocabulário nos contextos. A mesma, se estimulada, passa a ver a escrita e a leitura como processos dos quais ela precisa se apropriar. Ela “observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos e assimila valores, constrói conhecimentos e se apropria do conhecimento sistematizado por meio da ação e nas interações com o mundo físico e social”.
A curiosidade e a capacidade de encantar-se com o que é a ela apresentado é algo que é explorado intencionalmente pelo educador nesta fase da vida, de forma que cada atividade desenvolvida no ambiente escolar, desde brincadeiras até atividades de escrita na sala de aula, possuem uma intencionalidade pedagógica que irão ser fundamentais no processo de ensino aprendizagem da criança. As atividades lúdicas, que respeitam o processo da criança são fundamentais para que ela se sinta agente do processo de aprendizagem.
O processo de alfabetização e letramento é contínuo, por isso, nós do Centro Educacional Balões encantados, na educação infantil, oferecemos às crianças a oportunidade de ampliar o conhecimento de mundo de forma que sempre mais o ato de aprender a ler, escrever e contar tenha um significado na vida da criança, tornando-se algo mais prazeroso e eficaz.
Ensino Fundamental
O ensino fundamental, compreendido como o período por excelência de concretização do processo de alfabetização e letramento, tem como objetivo central ajudar a criança a percorrer tal processo de forma satisfatória.
Tido como um período rico em experiências de vida das crianças, no decorrer do ensino fundamental temos o desenvolvimento do conhecimento consolidando as aprendizagens anteriores e a expansão das práticas de linguagem humana, tecnológica, científica, social, ambiental, e intelectual dos educandos. O desenvolvimento desses processos, considerados relevantes, refletem em suas relações individuais e coletivas.
Nos empenhamos em oferecer à criança todos os estímulos necessários para que ao final do segundo ano do ensino fundamental a mesma esteja alfabetizada. Do terceiro ano em diante a criança, já com as habilidades concernentes ao processo de alfabetização, estará mais autônoma para exercitar o aprender a aprender e assim alcançar todos os objetivos dos demais anos do ensino fundamental.
Nessa perspectiva, faz-se necessário enxergar e compreender cada criança como ser único, em constante desenvolvimento, com suas particularidades e necessidades. Nossa instituição oferece às crianças a consolidação e ampliação de suas habilidades cognitivas, emocionais, sociais, psicológicas, física e estética, promovendo uma educação de forma integral.